Chave do nosso dia e ferrolho da nossa noite

Não é fácil ter uma vida pura. Seja humilde diante de Deus, para que você não seja tentado além de suas forças. É duro o combate pela castidade, e mesmo aqueles que já progrediram muito em sua conquista precisam ter cuidado para não perdê-la novamente. Para isso, há uma dica: Que a oração seja a chave para abrir o seu dia e o ferrolho para guardá-lo à noite.

Bem cedinho é o melhor momento para estar a sós com Deus. Em francês, cedinho é traduzido como bonne heure, que literalmente seria “a hora boa”. Deus, nesta hora, está nos esperando para o café da manhã. Ele já tem a mesa preparada com uma comida sagrada que nos dará força para vencer todos os obstáculos do dia.

O começo do dia é a hora boa, porque eu posso dar a Deus o melhor de mim, pois estou descansado e ainda não fui contagiado pelo ativismo, desencontros e frustrações. Durante o meu sono, uma página da minha vida foi virada, e agora tenho diante de mim uma outra novinha, toda em branco, que poderei entregar a Deus para que escreva nela a história daquele dia.

Não há pessoa tão sábia e feliz como aquela que, logo pela manhã, consagra a Deus seu dia e todo o seu ser. Não há vitória maior do que a do homem que começa seu dia combatendo de joelhos em oração. Protegida está a pessoa que, antes de receber os raios do sol, já recebeu os raios de Deus.

Podemos pedir ao Senhor esta graça: “Meu Senhor, eu quero, já bem cedo, te encontrar! Nem preguiça, nem desânimo, nem sonolência, nem torpor poderão me impedir de te encontrar na hora boa. Ao céu, sobe-se de joelhos, e é assim que eu estarei depois de despertar. Sei que o Senhor mesmo me despertará e virá ao meu encontro, que me abraçará no meio da oração; e todo o meu dia será bom porque o Senhor me dará força, iluminará a minha mente e alegrará meu coração. Tudo isso porque te encontrei na hora boa, bem cedinho”.

Eu aprendi que, se, no começo do dia, não me prostrar diante de Deus, serei prostrado pela agitação e pelos aborrecimentos que são motivos de perturbação.

Eu aprendi que só Deus pode comunicar a força e a bondade que me capacita para amar, suportar e vencer. Aprendi que se der a Ele o melhor do meu dia, Ele fará o meu dia muito melhor.

Portanto, é preciso correr, logo pela manhã, e garantir nossa opção pelo Senhor, enchendo nossos pensamentos de suas santas inspirações, antes que venha o inimigo plantar o joio das preocupações e dos pensamentos sensuais. Que no começo do dia não desperte apenas o nosso corpo, mas também a nossa alma:

“Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará! Vigiai, pois, com cuidado sobre a vossa conduta: que ela não seja conduta de insensatos, mas de sábios que aproveitam ciosamente o tempo, pois os dias são maus. Não sejais imprudentes, mas procurai compreender qual seja a vontade de Deus” (Ef 5,14-16).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.