Reflexão

Jesus nos concede a oportunidade de recomeçar

Certa vez Jesus se encontra com Pedro, que era pescador e teve uma noite difícil em que ele e os companheiros pescaram a noite toda sem apanhar nenhum peixe, e então Jesus lhe disse: “lançai as vossas redes para pescar.” Lucas 5. 4, Pedro acreditava que não iria apanhar nenhum peixe, como fez tantas vezes durante aquela noite. E apanharam tantos peixes que as redes se rompiam.

O final do evangelho de São João narra um acontecido após a morte e crucificação de Jesus Cristo. Os discípulos, inclusive Pedro, estavam desanimados, muito desanimados, idealizaram um Messias salvador e na realidade foi o oposto do que esperavam, Ele acabou morto em uma cruz, desprezado pelos homens, como se fosse um criminoso, com isso se viam perdidos e sem esperança, o mestre que seguiam e que depositaram sua confiança e os três últimos anos estava morto, e ainda duvidavam da ressurreição.

Jesus-nos-concede-a-oportunidade-de-recomeçar-Créditos-Andréia-Britta

Foto Ilustrativa: Andréia Britta/ cancaonova.com

Nesse contexto o impulso dos discípulos foi voltar à velha lida de pescador, assim fez Pedro e foi seguido pelos outros companheiros, pescaram a noite toda e nenhum peixe foi apanhado, aqui a historia se repete maravilhosamente como no primeiro encontro de Pedro com Jesus:

1 – Pedro estava frustrado pela noite de pesca sem resultado.

2 – entre os companheiros de pesca estavam os filhos de zebedeu,

3 – Ele ouviu de Jesus: “Lançai as vossas redes” Joao 21,6,

4 – Ao lançarem as redes apanharam peixes em grande quantidade que não podiam arrastar a rede

5 – O homem que estava na praia e ate esse momento julgavam ser um estranho era Jesus e pela segunda vez ouviu dele o convite para segui-lo como pescador de homens, assim como acontecerá na pesca milagrosa.

Encontro pessoal com Jesus

Em seguida Pedro declarou definitivamente seu amor a Jesus e assumiu o compromisso de pastor das ovelhas do senhor. E novamente Pedro deixou de ser pescador de peixes para ser eternamente pescador de homens e primeiro pastor da Igreja Católica apostólica romana.

Nada acontece por acaso, aqui a historia se repetiu oportunamente, em uma pedagogia para despertar Pedro do encontro que teve com Jesus, imagine o espanto de Pedro ao relembrar e perceber a semelhança entre os dois encontros que teve com o Senhor.

Após essa analogia, pense em sua historia de vida, sua historia de encontro pessoal com Jesus Cristo e com os irmãos, pense em sua vida missionária, pode se pensar que todo o esforço, trabalho e tempo dedicado foi em vão, as esperanças podem ter se esgotado, e o impulso é voltar à velha vida.

Jesus Cristo é misericordioso e conhece aqueles que escolheu para a missão, ele vai ao encontro dos que estão caídas e voltaram à velha vida, aqueles que tiveram uma noite escura e frustrada, ele está na praia dizer: “lançai as redes novamente”, e dessa vez elas vem abarrotadas de peixes e Ele repete o convite: “Segue-me.”

Volte para perto de Jesus

Se você faz fez escolha errada ou que se arrependeu tardiamente, e em determinada momento a historia começa a se repetir, não é para sofrer novamente ou para reclamar ou , lamentar. É Deus te dando uma segunda oportunidade, uma chance para fazer tudo diferente. É Deus te chamando pela segunda vez, para retornar o seu missão religiosa, pastoral, ou ate mesmo a missão familiar.

E lembre se no evangelho o primeiro a reconhecer Jesus foi o João, o discípulo amado, só reconhece Jesus quem tem grande amor por ele, e a atitude de Pedro sirva como exemplo, não espere a barca chegar à praia, mergulhe na agua para ir mais rápido ao encontro de Jesus. Então pule da barca, mergulhe na realidade e vá ao encontro de Jesus que espera na praia com um abraço forte e afetuoso, capaz de fazer esquecer todas as dificuldades.

Tiago Rodrigues Queiroz, da cidade de Coromandel (MG)

banner espiritualidade

comentários