Você sabe o que quer?

Ter uma meta na vida faz grande diferença.

Quem sabe o que quer, caminha com segurança, dá passos firmes e geralmente não pára na estrada da vida, mesmo que tropece e, às vezes, até caia. Se se tem um sentido, uma meta a ser alcançada, encontra-se forças para se levantar e continuar caminhando. Conheço um provérbio que diz: “Para o barqueiro que não sabe aonde quer chegar, nenhum vento lhe é favorável”.

Eu diria: quem não tem um sentido na vida, dificilmente consegue ver os benefícios que lhe são oferecidos todos os dias, em cada situação, e quase nada lhe parece favorável.

Por outro lado, quem sabe o que quer, não perde tempo lamentando-se, remoendo mágoas de dias passados. Sua meta é o futuro e sabe que para chegar lá precisa viver muito bem o presente; já descobriu que é hoje que construímos o ”alicerce” da casa que iremos morar amanhã.

Comecei a escrever, pensando no sentido que cada um tem ou deve ter na vida… Mas é fim de tarde e o pôr do sol que vejo, por entre os prédios, leva-me a contemplar o presente.

Compreendo que é amando e vivendo bem o hoje, que expresso o sentido de minha vida, não preciso falar muito, mas sim, viver…

Cada vez tenho mais certeza de que o tempo mais valioso é o presente e sua preciosidade está justamente no sentido de ser único, uma vez que o passado não volta mais e o futuro não sabemos se virá.

Faço minha a oração de Santa Terezinha do Menino Jesus: “A minha vida é um instante, uma hora que passa, é um momento que rapidamente escapa de minhas mãos e se vai. Tu sabes, meu Deus, que para amar-te aqui na terra não tenho outro momento a não ser o dia de hoje” (Tereza de Lisieux,1996).

Vivamos bem o hoje e sigamos em frente com os olhos fitos na meta, sem nos esquecermos de que os ventos do Espírito são favoráveis a quem sabe o que quer.


Dijanira Silva

Missionária da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Djanira reside na missão de São Paulo, onde atua nos meios de comunicação. Diariamente, apresenta programas na Rádio América CN. Às terças-feiras, está à frente do programa “De mãos unidas”, que apresenta às 21h30 na TV Canção Nova. É colunista desde 2000. Recentemente, a missionária lançou o livro “Por onde andam seus sonhos? Descubra e volte a sonhar” pela Editora Canção Nova.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.