O dia mais importante: hoje!

Muitas vezes perdemos tempo pensando no futuro e, acabamos não vivendo o presente. O momento que você está vivendo agora é o mais importante, seja ele de alegria, de tristeza, de perdas ou de ganhos, de encontros ou de saudades… Este momento é o mais importante! É nele que Deus quer falar ao seu coração, é nesse instante que o Pai o leva a refletir como tem sido sua vida neste mundo.

Convido você a parar agora, por um momento e, se deter nesta pergunta: Como tem sido a sua vida neste mundo? O que você tem feito? Como você tem aproveitado o tempo que Deus lhe deu? Tire você mesmo suas conclusões! O que você está vivendo hoje é providência de Deus, mesmo que não entenda. Falando nisso, quem disse que você tem que entender de tudo? Se assim for, onde estará a sua confiança no Deus da divina providência, que tudo governa com onipotência?

Não podemos viver em função de um amanhã que ainda não chegou! A palavra de Deus nos diz: “Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado”. (Mt 6,34). Em outro trecho vemos ainda: “”Havia um homem rico, cujos campos produziam muito. Ele refletia consigo: derrubarei os meus celeiros e construirei maiores; neles recolherei toda a minha colheita e os meus bens. Direi à minha alma: Ó minha alma, tens muitos bens em depósito para muitíssimos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Deus, porém, lhe disse: Insensato! Nesta noite ainda exigirão de ti tua alma. E as coisas que ajuntaste, de quem serão? (Lc 12, 16.18-20)

Meu irmão, minha irmã, viva tudo o que você tem para viver hoje, neste momento; não guarde nada em celeiros. Ame neste momento; perdoe neste momento; faça caridade neste momento; dê o melhor na sua missão de esposa, de esposo, de filho e filha; dê o melhor no seu trabalho; aceite a sua enfermidade neste momento… A graça desta situação é somente para hoje, pois amanhã ela já vai ter passado!

Santo Agostinho, um grande santo e doutor da Igreja, dizia: “Temo a Deus, que passa nos caminhos de nossa vida!” Outra coisa muito importante é, que não basta simplesmente viver o hoje, é preciso vivê-lo bem! Colocar-se por inteiro naquilo que está vivendo, dar a este momento a máxima dedicação; porquanto não se esqueça: Este momento é o mais importante!

Madre Teresa de Calcutá chamava a atenção, por sua postura diante das pessoas com quem conversava, pois quando o fazia, notava-se em todo o seu ser uma inteira atenção, quer fosse o irmão mais miserável, quer fosse o presidente da república. Ela se colocava por inteiro, parecia que nada mais existia a sua volta. Este é um dos exemplos que nos faz entender o significado desse “colocar-se por inteiro em tudo”.

Que Deus lhe abençoe e conceda a graça de viver isto!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.