aconchego

Nos braços de Nossa Senhora

Desde criança, sempre fiquei intrigado com a imagem de Nossa Senhora da Piedade. Ver a Nossa Senhora com o Filho no colo é marcante, pois,  além de uma obra de arte sem tamanho, a Pietá, é uma imagem bastante significativa. Agora, se você puder, observe, com os “olhos da imaginação”, a cena em que Nossa Senhora recebe nos braços o Seu Filho Amado morto, ou melhor, mais do que morto: desfigurado.

Digo desfigurado, porque, antes de entregar-se ao Pai, Jesus foi chicoteado, chutado, maltratado, ofendido. Teve de carregar um madeiro pesado por um bom trajeto – alguns cientistas estudiosos do Santo Sudário, chegam a dizer que: o madeiro que Jesus carregou pesava, em média, de 40 a 50 quilos – teve suas mãos e seus pés perfurados por pregos grossos; não pense que foram “preguinhos” de parede não. Para manter Jesus na cruz, os pregos teriam de serem enormes.

Agora, imagine a dor de Nossa Senhora, vendo tudo isso; vendo Jesus ser pisado, chutado, ofendido; vendo os escárnios, por parte daqueles que o próprio Cristo tinha decidido a amar e perdoar. Imagine a dor de Maria vendo os pregos serem batidos nas mãos e nos pés do Mestre. Você conseguiria assistir tal cena?

Imagine o momento em que Jesus pediu água e deram-Lhe fel. Naquela hora, Maria queria ter dado a Ele água fresca, mas não pôde. Tudo que Ela podia fazer, naquela hora, era chorar e sofrer pelo seu Filho. E foi o que Ela fez.

Depois de tudo isso, Ela recebeu seu Filho, totalmente desfigurado e sem vida nos seus braços. Tantas chagas abertas, tantas feridas expostas, sangue jorrando.

Nos braços de Nossa Senhora

Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Recorra à Nossa Senhora

Porém, sabe o que é mais bonito disso tudo?  Hoje, essa mesma Maria, Mãe de Deus, Mãe Nossa tem recebido a muitos em seus braços. Atualmente, o pecado tem feito estragos tão grandes quanto os estragos que Jesus sofreu em seu corpo. Nos braços de Nossa Senhora tem vindo muitos de nós, marcados pelos chicotes da droga; do sexo compulsivo; da dor do aborto; do ateísmo; das coroas, não de espinhos, e sim do consumismo, do materialismo, do ceticismo e tantos outros pecados que têm destruído os nossos irmãos espalhados pelo mundo afora.

Voltando à imagem de Nossa Senhora da Piedade, você já reparou como o artista idealizou o olhar de Maria para o seu Filho morto!? Ao olhar para essa imagem, encontro um olhar de tristeza, mas ao mesmo tempo, um olhar de piedade, de misericórdia. Tristeza pelo que fizeram com Cristo, seu Filho, mas piedade porque esse mesmo Cristo assumiu o pecado da humanidade. O Cristo que está nos braços de Nossa Senhora da Piedade tem muito de nós: as nossas misérias, as nossas culpas. Todas as chicotadas e sofrimentos que Jesus passou, eram para serem recebidos por cada um de nós.

Mas Maria, hoje, ao receber em Seus braços cada um de nós, muitas vezes, destroçados pelo pecado, olha para nós assim: com extrema misericórdia e compaixão.

Descanse nos braços da Mãe

Caso você esteja se sentindo destroçado, ofendido, humilhado, ferido, chagado ou até desfigurado pelo pecado que tem carregado, vá ao colo de Maria; entregue-se nos braços d’Ela. Deixe que Ela, com toda a misericórdia e piedade que existe no Seu coração maternal, possa levá-lo ao Cristo. Depois de Maria ter chorado a morte de Jesus, Ela pôde alegrar-Se, porque Jesus ressuscitou! E, hoje, Ele tem curado as feridas de muitos; quer restaurar o seu coração, a sua alma! É Ele o Cristo! Muitas vezes, é Ela, Maria, a Nossa Senhora da Piedade que leva o ferido ao Cristo que cura, porque, muitas vezes, o ferido não tem como caminhar até o médico. Precisa de socorro? Maria é o nosso Socorro!

Leia mais:
::Lyric vídeo de Emanuel Stênio: Maria passa à frente
::Terço pelos afilhados
::A origem do Santo Rosário
::Baixe o aplicativo da Canção Nova e tenha acesso a todos os conteúdos do portal cancaonova.com

Para você basta descansar? Então, deite-se no colo da Mãe. Ela, como Mãe de todos nós, quer pô-lo no colo, refazer seu cansaço, aconselhá-lo.

Faça o seguinte: se você tem uma imagem de Nossa Senhora da Piedade em sua casa ou uma gravura, hoje, medite com essa imagem à sua frente. Reze olhando para ela. Pensa em tudo o que foi escrito nesse texto. Peça para Nossa Senhora o acolher como você está. Deixe que Ela o refaça e o leve ao Cristo!

Até a próxima!

Cadu