Com a bondade se atrai as pessoas

Mas, o que é bondade? Segundo pesquisa em um dicionário, a palavra “bondade” significa: Qualidade de bom; benevolência; inclinação para o bem.

Na parábola do jovem rico vemos um diálogo entre o jovem e Jesus: “‘Bom Mestre, que devo fazer para possuir a Vida Eterna’? Jesus respondeu-lhe: ‘Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão Deus.'” (Lc 18,18s)

Podemos perceber nessa conversa que, ao afirmar para o jovem que só Deus é bom, Jesus afirma claramente que é Deus. E, uma vez que Deus é bom, nós que somos a Sua Imagem e Semelhança, também trazemos em nossa essência a bondade. Todos somos bons! Mas, infelizmente o mundo quer deturpar a nossa verdadeira essência; quer nos desfigurar daquilo que somos, por excelência.

Como vimos na explicação do dicionário, a bondade é a inclinação para o bem. E sabemos que trazemos em nós, pelo pecado original, também uma inclinação para o mal. Então, quando conseguimos perceber sinais de bondade em nós ou nas pessoas, podemos nos reconhecer vitoriosos, pois existe uma grande luta entre o bem e o mal para vencer em nossa vida. E se o bem prevalece é porque Deus nos faz resistentes o suficiente para vencer o mal, que está em nós.

Ser bom, faz bem! Mas não é fácil quando se trata de pessoas que não nos fazem esse bem. Agir com bondade com aqueles que nos são queridos, não exige muito esforço da nossa parte, mas aos que são difíceis de amar, precisamos de força de vontade e disposição interior.
Ser bom para com aquele que nos parece mal é uma grande virtude, que precisamos exercitar continuamente.

No dia de hoje, quais gestos concretos de bondade podemos fazer? Lembremo-nos de fazer ao outro o que gostaríamos que fizessem conosco.

“Com a bondade se atrai as pessoas!” (Pe. Pio) E, a partir de nossos atos, atrairemos as pessoas para a nossa vida, para o bem e para Deus.

Fique com a paz e na bondade do Senhor!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.