As más fantasias

Segundo o dicionário, a palavra “fantasia” quer dizer: Imaginação criadora; faculdade de imaginativa; devaneio; obra da imaginação.

Existem boas fantasias e más fantasias… Mas, quero falar um pouco das más fantasias.
Hoje percebo o quanto, muitas vezes, parei em minhas fantasias, criei um mundo inexistente, irreal ao meu redor. Perdi tempo! Perdi tempo porque fiquei me alimentando de tais ilusões, e não busquei o concreto de Deus em minha vida.

As fantasias são irreais, elas nos tiram do caminho, nos desviam da meta almejada. Viver de fantasias é a mesma coisa que tentar encher um saco furado. É perda de tempo! “Deus não é uma fantasia, Deus é concreto!” O maior exemplo disso é o Seu filho Jesus, que se fez homem no ventre de Maria, se fez pão para nos alimentar.

As fantasias são comparadas a castelos de areias, que, quando menos se espera, são destruídos pelas águas.

As más fantasias são um estágio avançado da tentação, já ali perto do consentimento, da prática, do ato. Em minha vida fui aprendendo que, quando cheguei no estagio da fantasia, me senti mais fraco, e foi difícil voltar atrás. Raramente consegui!

As más fantasias são reflexos de apetites carnais, que ainda trazemos em nossa vida. A nossa carne, uma vez sujeita ao pecado, fica acostumada com o prazer, com a satisfação. Quando nós conhecemos a Deus e rompemos com a vida de pecado, a carne vai sentir falta de tais procedimentos, e vai começar a nos cobrar. É preciso tomar uma postura, é preciso uma reeducação em Deus, contando sempre com a Sua graça e com a força do divino Espírito Santo. As más fantasias são seqüelas de situações mal resolvidas no nosso interior, é preciso estar na Luz do Espírito Santo, sem ter medo de nos deparar com elas novamente, de interrogá-las, de perguntar a Deus onde estão as raízes destas situações e, buscar a nossa cura e a nossa libertação!

Quando eu fico vivenciando as más fantasias, dialogo com a tentação e, com a tentação não se dialoga. Ela deve ser silenciada imediatamente! Com a tentação é preciso ter sempre uma atitude radical, pois assim Jesus procedeu, como também todos os santos.

Precisamos ser vencedores do mal pelo bem (cf. Rm 12,21) e darmos lugar, em nossa mente, a tudo o que há de verdadeiro (concreto), nobre, justo e puro (cf. Fl 4,8). Você, que é atormentado pelas más fantasias, procure ajuda, partilhe, peça oração. Não dê volume às suas fantasias, pois elas podem se tornar grandes, a ponto de você não mais conseguir carregá-las!

Estarei rezando por você! Estamos juntos nesta luta!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.