entenda

A transfiguração do Senhor em nossa vida

Somos com Deus os construtores de nossa eterna felicidade. Sua graça nunca faltará, mas nossa colaboração nunca será dispensável. E nós a estaremos dando, com certeza, sempre que soubermos olhar para Cristo com a mesma fé simples e profunda com que o contemplou o centurião naquela tarde no alto do calvário.

Foto Ilustrativa: by Getty Images / Halfpoint

A Transfiguração de Jesus é reveladora

Deus quer nos salvar, para isso mandou Seu Filho ao mundo. Não quer condenar ninguém, mas Ele quer a colaboração da nossa liberdade. Não nos quer autômatos irresponsáveis. Precisamos aprender a percorrer os caminhos que nos aproximam de Deus e nos colocam num serviço generoso aos irmãos. Deus se manifesta totalmente a quem a Ele se doa, e a quem o procura de coração. Quantas vezes buscamos a Deus e nos perguntamos onde Ele está escondido.

São João da Cruz responde com simplicidade: “Deus está escondido no mais íntimo de nós mesmos, e é dentro de nós que devemos procurá-Lo”. É dentro do nosso coração que acontece o encontro mais íntimo e profundo com o Mistério Trinitário. É Jesus quem nos convida a fecharmos a porta, entrarmos no quarto do nosso coração e lá rezarmos ao Pai, e o Pai que tudo vê nos atenderá.

Num mundo agitado que nos obriga a tanta correria, redescobrir o valor do silêncio e da contemplação é muito necessário. A transfiguração de Jesus nos revela a distância que existe entre a glória à qual todos nós somos destinados e a situação na qual vivemos no presente, porque os nossos pecados são o grande obstáculo para que a glória dos filhos de Deus se manifeste na sua plenitude.

A misericórdia é nosso socorro

A Misericórdia Divina vem em nosso socorro de modo que, pela graça, o pecado é vencido e nós somos transfigurados aos poucos até o dia da ressurreição, quando todos os que foram resgatados na morte com Cristo irão viver com ele para sempre; e como diz o apóstolo São João, seremos semelhantes a Deus, porque o veremos tal qual Ele é.

Leia mais:
.: Transfiguração do Senhor – Formação
.: A Misericórdia… – Formação
.: A misericórdia de Deus é infinita – Formação
.: Permita-se experimentar a misericórdia de Deus

Sempre que nos vemos diante de uma grande dificuldade ou de um grande problema, a nossa tendência é clamarmos a Deus para que Ele venha em nosso socorro com a Sua graça e nos ajude a superarmos os obstáculos. E, de fato, Deus vem em nosso socorro com Seu amor e com Sua misericórdia. Mas Deus é solidário conosco e não nosso suplente. Jesus manda que os discípulos deem de comer às multidões e multiplica os cinco pães e os dois peixes que eles tinham. Portanto, somente quando fazemos a nossa parte e Deus age conosco é que há a plena saciedade para todos.

Eduardo Rocha Quintella

banner_espiritualidade