Atividades físicas

Você sabia que em qualquer idade entre 30 e 80 anos a atividade física regular traz benefícios à saúde, como na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares? Porém, não se deve sair por aí fazendo todo e qualquer tipo de exercício. Precisamos aprender a respeitar o nosso corpo para que possamos usufruir dele da melhor forma possível.

Antes de iniciar qualquer programa de atividade física, todas as pessoas devem passar por uma avaliação médica, especialmente aquelas que pertencem ao grupo de risco, ou seja, sedentários, fumantes, obesos, pessoas com alimentação inadequada ou que tenham acima de 35 anos de idade.

Em certos casos, essas pessoas deverão realizar um teste ergométrico ou outros exames orientados pelo médico. A avaliação inicial é muito importante para que se possa orientar os exercícios de forma adequada e segura.

Do ponto de vista cardiovascular é importante que se dê ênfase à atividade aeróbica, como andar, pedalar e nadar. Se você não possui acompanhamento de um profissional de educação física, opte por caminhar.

Os exercícios aeróbicos são realizados em intensidade moderada, envolvendo grandes grupos musculares por um tempo mais prolongado, de 15 a 40 minutos.

A intensidade do seu trabalho é determinada por meio do teste ergométrico e da avaliação clínica e controlada da medição da freqüência cardíaca, que representa o número de batimentos do seu coração por minuto. Os exercícios não devem causar dor ou sensação de mal-estar. Caso isso ocorra, procure orientação especializada.

Atividade física regular pode lhe ajudar a atingir e manter um peso saudável. Ser fisicamente ativo também pode fazê-lo ter mais energia, melhorar seu humor e reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas.

A atividade física ajuda a controlar o peso quando utiliza calorias em excesso, que de outra forma seriam armazenadas como gordura. A maioria dos alimentos que você ingere contém calorias, e tudo que você faz gasta calorias, incluindo dormir, respirar e digerir a comida. Equilibrar as calorias que você ingere como as que gasta por meio da atividade física o ajudará a atingir e manter um peso saudável.

Calorias nos alimentos > Calorias usadas = Ganho de peso.
Calorias nos alimentos < Calorias usadas = Perda de peso. Calorias nos alimentos = Calorias usadas = Ganho de peso. Tornando-se fisicamente ativo

Se você tem estado inativo por um bom tempo, comece devagar e exercite-se durante até 30 minutos por dia um ritmo que seja confortável. Caso não seja capaz de fazer exercícios por 30 minutos de uma vez, acumule atividades físicas durante o curso do dia em sessões de 10 ou 15 minutos.

.: Do livro: Um coração saudável

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.