Grande ideal

Como ser um homem conforme a Palavra de Deus?

Ter contato com a Palavra de Deus é ter um encontro pessoal com Jesus a cada linha

Um grande ideal! Julgo que seja o maior de todos. Para que nivelar a vida em ideais menos elevados do que esse? Ele atende a absolutamente todos os apelos mais profundos e cheios de significado no coração do homem.

Ser conforme a Palavra de Deus é o convite que o SeEle faz a todos – a cada homem e mulher – em todos os tempos e lugares. Acho que a primeira pergunta, a que não quer calar, é: “Como fazer isso? Nos tempos de hoje, isso é possível?”. Realmente, é um feito grandioso! É “remar contra a correnteza”, é quase que se decidir pela solidão.

Ao olharmos para a vida dos grandes homens da Bíblia e nos que vieram depois, os santos, é possível traçar um perfil simplificado do homem conforme a Palavra de Deus. Desbravando esses primeiros passos, o Senhor vai lhe inspirar outros, à medida em que você for correspondendo a eles.

Como-ser-um-homem-conforme-a-Palavra-de-Deus

Foto ilustrativa: Daniel Mafra / cancaonova.com

Ter contato diário com a Palavra

O ponto mais óbvio, certamente, é que esse homem deve ter um contato diário e crescente com Jesus Palavra. Pessoalmente, já pude testemunhar como a leitura orante da Bíblia muda a vida de uma pessoa. Isso porque a Bíblia não é um mero livro, ela é uma pessoa, é Jesus! Ter contato com a Palavra de Deus é ter um encontro pessoal com Ele a cada linha. Por meio dela, somos batizados no Espírito Santo. É um livro inspirado, dado diretamente por Deus. Essa Palavra do Senhor pode nos formar, pode nos indicar o caminho, e ela indica!

Se você ficar atento, vai perceber que existe um movimento de conversão desde o Antigo Testamento até o término do Novo. Em toda a Palavra de Deus há o convite à conversão, convite individual e coletivo, até a vida eterna. Reside nisso um grande indicativo: ter uma vida sincera de conversão. Essa vida se faz pela busca constante em não mais pecar. Existe um método para isso: ir à confissão sacramental aproximadamente uma vez por semana, com um arrependimento profundo e de quem tem a clareza do estrago que o pecado provoca em si, com um propósito de nunca mais cometer aquele ato! Isso provoca uma vida de vigilância sob os próprios atos, um conhecimento cada vez mais aprofundado de si e um constante pedido de socorro a Deus. Sem a graça do Senhor não é possível vencer os pecados.

Ser aquele com quem Deus fala

Veja que essa vigilância vai impulsioná-lo a uma vida de oração. Diante da impotência de superação do pecado, você vai acabar de qualquer jeito a procurar um diálogo e crescente intimidade com Deus. Vai pedir-lhe socorro! Aos poucos, vai brotando no coração a disposição de desprezar as coisas do mundo. O amor cresce, apaixonado, intenso e grato. Você vai buscá-lo na Missa, na Adoração Eucarística, na oração do Santo Terço, na meditação da vida dos santos, na leitura orante da Palavra de Deus.

Para aqueles que ainda não chegaram a amar assim, no entanto, há uma tentação que sobrevém: a de não largar as coisas do mundo, especialmente aquelas a que se está mais apegado. Concentre-se no desejo que há no seu coração de ser íntimo de Deus. Concentre-se nos malefícios que o pecado causa na sua vida. Medite sobre eles. Ao mesmo tempo, imagine, na intimidade, o que você pode alcançar com o Senhor. Você será aquele com quem o Senhor fala, e poderá perceber esse ato com uma tremenda nitidez.

Pense nas coisas que você pode alcançar e não tanto nas que você vai ter que deixar, porque, no decorrer da caminhada, ao experimentar as vantagens, você vai chorar pelo tempo perdido nas coisas do mundo das quais se está atualmente apegado.

Busca das virtudes

Sua caminhada vai exigir automaticamente a próxima característica da pessoa que é conforme a Palavra de Deus: a busca das virtudes. Aprofundar-se na busca das virtudes teologais e morais. Como fazer isso? Com uma vida de estudo das coisas de Deus. Esse, certamente, é mais um ponto importante! Não é possível progredir numa vida espiritual, se intelectualmente não houver uma correspondência. Deus nos fala na inteligência! É por meio dela que podemos ter esse relacionamento com o Senhor. É absolutamente indispensável a procura por se aprofundar no estudo das coisas de Deus. É inesgotável o conteúdo disso na Igreja. E se há tanta coisa, é um sinal de que é preciso conhecer e cultivar os estudos.

Leia mais:
.: A oração que tem transformado a vida dos homens
.: Todo homem é chamado por Deus a ser um guerreiro
.: Ainda existem homens de Deus?

Por fim, ao tomar as Sagradas Escrituras, você já não vai mais ficar parado somente na história e na narrativa dos fatos. Você vai ver o que há de mais profundo ali: uma mensagem especial para você, para outra pessoa, para a edificação da Igreja. Você vai viver conforme a Palavra de Deus, ou seja, de acordo e do jeito dela.