Profissão

A missão do jornalista

Mais do que simplesmente informar, o jornalista tem o desafio de formar e conscientizar os cidadãos sobre a realidade

O Jornalismo traz consigo um peso social importante: ser canal entre a sociedade e o poder. Cabe ao profissional colaborar para a construção de uma sociedade mais desenvolvida. Muito mais do que simplesmente informar, tem-se o desafio de formar e conscientizar os cidadãos sobre a realidade.

A missão do jornalistaFoto: Arquivo pessoal

Contador de história

O jornalista é um grande contador de histórias da vida real. É ele quem dá voz a personagens do cotidiano deixados à margem da sociedade, ao mesmo tempo em que traz à tona fatos que estimulam, despertam a curiosidade, geram interesse e conduzem à reflexão.

Nos dias atuais, pode parecer utópico afirmar que seja possível mudar o mundo por meio do Jornalismo. Porém, podemos acreditar que a profissão pode estimular, ao menos, as pessoas a transformarem a realidade que as cercam.

Compromisso com a verdade

Tendo sempre como ponto de partida o compromisso com a verdade, a transmissão das informações pelo jornalista devem ser sempre claras e objetivas para que o maior número de pessoas absorvam as notícias.

Diferente de outras profissões, o Jornalismo exige que o profissional esteja sempre conectado. No trabalho, no ambiente familiar e até mesmo em um momento de lazer, o jornalista precisa ter um olhar analítico. Diante desse exercício, ele é capaz de interpretar como diferentes situações vividas no seu dia a dia podem impactar a vida de uma comunidade, de uma cidade ou do país.

O primordial

O profissional tem possibilidades de atuação em rádio, TV, Internet, impressos, mídias sociais entre outras. A leitura é muito importante, indiferente da plataforma que se atue. É um exercício que contribui para a ampliação do vocabulário. Também é primordial estar sempre atualizado, atento ao que é noticiado na mídia.

Muito mais do que a técnica e o talento, é preciso amor ao que se faz. A profissão, como qualquer outra, tem seus altos e baixos. O desejo de se somar à sociedade é o combustível que nos alimenta e nos anima a seguir em frente. Essa é a grande alegria do jornalista, perceber que as pessoas são impactadas positivamente com o seu trabalho.

Autor: Allan Ribeiro
Repórter do Jornal Santuário de Aparecida

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.