Evangelização das crianças

O dia a dia da família ensina mais do que as lições

É importante que os pais façam a experiência de rezar em família diariamente

As famílias se preocupam em oferecer aos filhos boa educação, melhores escolas, boa alimentação, cuidados e tudo mais; não que isso não seja, de fato, muito importante. No entanto, desde seus primeiros anos de vida, as crianças precisam conhecer os elementos básicos da fé. Nada melhor do que os pais, que são as pessoas mais próximas neste tempo, ensiná-las. Aquilo que se aprende no início da vida nunca se esquece. Dar início a essa caminhada requer alguns passos.

O dia a dia da família ensina mais do que as lições

Foto ilustrativa: Arquivo/cancaonova.com

Primeiro é: dê o exemplo

O exemplo será sempre a melhor forma de ensinar. A criança aprende quando imita o pai e a mãe. Quando se fala em evangelização das crianças, o dia a dia da família ensina mais do que as lições. A oração diária, algumas músicas, o sinal da cruz e a participação nas Missa aos domingos fará com que a criança aprenda rapidamente. Essa experiência ficará gravada como algo bom, uma rotina da vida familiar.

Segundo: não se esqueça de que são apenas crianças

Leve em consideração a espontaneidade dos pequenos. Nada deve ser imposto, tudo precisa ser feito de forma natural e simples, no tempo delas. Assim, o amor e o gosto pela Igreja vão sendo regados.

Terceiro: ajuda necessária

Para que todo esse caminho aconteça, podemos contar com a ajuda de pessoas que dedicam seu trabalho para facilitar a evangelização. Há mais de trinta anos, a Canção Nova desenvolve programas de rádio e televisão para as crianças. Esses conteúdos têm por objetivo proporcionar a elas, aos pais e educadores conteúdo ético, social, moral e religioso de qualidade, destacando a experiência com o amor de Deus Criador e com o próximo. A equipe infanto-juvenil da Canção Nova desenvolve ainda materiais educativos como livros, CDs, DVDs, acessórios, revistas, mídias sociais e internet.

Orações curtinhas

Veja bem, é importante rezar com as crianças. Se os pais rezam, vão à Missa, a criança vai aprendendo a participar de maneira natural. Abaixo, algumas orações curtinhas para rezar com as crianças:

* “Com Deus me deito, com Deus me levanto, com a graça de Deus e do Espírito Santo. Muito obrigada (o) pelo dia de hoje”;

* “Anjinho da Guarda, meu bom amiguinho, me leve sempre pelo bom caminho”;

* “Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a Piedade Divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina”;

* Meu bom Jesus, verdadeiro Filho da Virgem Maria, acompanhai-me esta noite e amanhã por todo o dia”;

* “Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém!”

* “Jesus, ajude-me a pensar bem, falar bem e querer bem a todos”;

Leia mais:
.: Conselhos do Papa Francisco para ir a missa com as crianças
.: Conselhos do Papa Francisco para a educação dos filhos
.: Com incentivar as crianças a gostarem da Palavra de Deus
.: Como ensinar as crianças a rezar!

* “Papai do Céu, dai-nos uma boa noite. Menino Jesus, dai saúde à mamãe, ao papai, aos meus irmãozinhos, avós e a todos nós. Acolhei no céu a … (dizer o nome de algum parente mais próximo que tenha falecido)”;

* “Meu Deus, eu te ofereço todo este meu dia. Ofereço ao Senhor os trabalhos e meus brinquedos. Tome conta de mim, para que eu não faça nada que O aborreça. Amém”;

* “Meu Jesus, ajude-me, neste dia, a obedecer ao papai e à mamãe, e a não brigar com eles nem com meus amiguinhos. Amém”;

* “Senhor, eu Lhe agradeço por este alimento. Que nunca falte a comida na mesa de todos”;

* Ó meu bondoso Papai do Céu, queremos Lhe agradecer pelo lanchinho que agora vamos comer. Amém”;

* “Jesus, vou para a escola, como o Senhor também foi. Que nada me aconteça no caminho. Quero aproveitar bem as aulas. Quero aprender bastante. Não se esqueça das crianças que não têm escola e abençoe os professores e as professoras. Amém”;

* “Jesus, hoje vou ter provas na escola. Estudei bastante, mas posso perder a calma e esquecer tudo. Que o Espírito Santo me ajude a sair bem em tudo. Ajude também meus colegas. Amém”;

* “Senhor, hoje eu rezo pela minha mamãe. Que o Senhor dê forças para ela viver este dia. Meu Jesus, hoje, minha mamãezinha está um pouco brava. Peço que amanhã ela fique feliz. Obrigado. Amém”;

* “A noite vem, o sol já foi embora. Jesus e Anjinho da Guarda, fiquem comigo nesta boa hora. Livrem-me de todo medo da noite, do medo de dormir. Protejam-me do mal e de sonhos ruins. Amém!

Orações retiradas de: http://www.omensageiro.org.br/

Adelita Stoebel
Missionária da Comunidade Canção Nova

O rosario para crianças