clima

Vamos rezar pedindo chuva

Neste tempo se seca em várias regiões do Brasil, convidamos a todos a nos unir em oração pela chuva.

Dentre as muitas razões que nos estimulam a rezar hoje, a seca em vários estados do Brasil nos faz compreender que a oração para pedir chuva é urgente. A seca atinge várias regiões do nosso país e a falta d’água torna-se cada vez mais uma ameaça ao abastecimento das casas, das escolas, das empresas públicas e privadas, e já causa prejuízos incalculáveis para a agricultura e a pecuária. Além disso, a baixa umidade do ar é um perigo invisível para as condições de saúde da população, especialmente para aquelas regiões mais carentes.

VamoRezarPedindoChuva-940x500

Podemos pensar em algumas soluções para esta calamidade que enfrentamos, como a economia de água, o racionamento e outros recursos que possam ajudar a minimizar os efeitos da seca. Mas nós, que acreditamos na divina Providência e na eficácia da oração, não podemos deixar de recorrer a Deus, nosso Pai, que domina as leis inexoráveis da natureza, para que Ele livre a humanidade e a criação deste tempo infortúnio.

O Senhor pode estar à espera que sejamos humildes, tenhamos fé e O invoquemos como filhos para pedir o equilíbrio para as estações do ano, a fertilidade para a terra, a água abundante em nossos rios, para refrescar a nossa sede e a dos outros seres vivos. Diante desta situação, rezemos pela volta das chuvas, enquanto for necessário para garantir que o fluxo de água volte ao normal em nossos rios e represas e seja suficiente para que a terra, ressecada pela estiagem, volte a produzir frutos.

Oh! água, terrível, se és inimiga; providente e abençoada, se és amiga! Voltemos a ela, criatura de Deus, a nossa oração amorosa, com a voz de Ambrósio, cantada na administração do sacramento do Batismo: Oh água!, “seja abençoada por nosso Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, que em Caná da Galileia te transformou em vinho de forma admirável, que caminhou em suas ondas, que em ti esteve imerso, em ti foi batizado por João. Água fonte de vida, que Ele deixou jorrar do seu lado aberto, juntamente com seu sangue, para ordenar finalmente a seus discípulos: ide e levai o Evangelho a todas as nações e batizai-as… Seja abençoada pela eficácia do Espírito Santo…”<sup>1<sup>.

Na Liturgia, a água é elemento sensível e material que torna-se instrumento e símbolo dos mistérios espirituais. O seu uso litúrgico aumenta em nós o valor e a estima desta criatura maravilhosa, que é a boa e pura água, e aumenta o desejo e a esperança, associados à memória inalienável do nosso destino transcendente, que é vida definitiva no Reino dos Céus. Inspirados pela riqueza de significados da água na Liturgia, com as palavras do Papa Paulo VI em tempos de seca na Europa, oremos pela chuva, tão necessária para nós. Para que a Virgem Maria nos obtenha a graça da água da chuva, rezemos: Oração para pedir chuva

1 – PAPA PAULO VI. Angelus Domini, 4 de Julho de 1976. 


Natalino Ueda

Natalino Ueda é brasileiro, católico, formado em Filosofia e Teologia. Na consagração a Virgem Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort. É o autor do blog Todo de Maria

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.