Ensinamento para a vida

Os valores que a Páscoa traz

Os valores são chaves para a nossa felicidade; são princípios que norteiam toda nossa vida e nos ajudam a dar sentido a todas as coisas. Na grande festa da Páscoa, existe uma grande diversidade de valores: ela nos reúne; nos ajuda a criar laços; nos leva ao conhecimento de Deus, de nós mesmos e do outro; além de nos levar a sermos mais humanos, amigos e solidários.

Os valores que a Páscoa traz

Foto ilustrativa: Sasiistock by Getty Images

Neste tempo pascal o valor maior é o da religiosidade. Sabemos da grande importância dessa graça para a humanidade, ela nos marca desde as nossas origens. A religiosidade sugerida pela Páscoa é capaz de produzir, em nós, profundas transformações em nossa estrutura de base. Ela não é superficial e exterior, e sim integradora; e está relacionada com as qualidades do espírito humano – tais como amor, a compaixão, a convivência e a abertura para Deus. A religiosidade tem seus fundamentos em Cristo e em Seu novo mandamento do amor: “Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado” (Jo 13,34).

Nos dediquemos aos valores que a Páscoa do Senhor traz para que sejamos melhores

Outros grandes valores que não podem faltar são a unidade, o respeito e a solidariedade, assim como esses cinquenta dias são celebrados como se fossem um só. Da mesma forma, também devemos viver, como uma só família humana, buscando uma convivência fraterna e pacífica. Que nossas boas obras e nossas vozes, em cada canto das nossas cidades, possam levar a alegria do Ressuscitado, sobretudo, aos pobres, doentes, àqueles mais distantes e a todas as pessoas, pois são amadas pelo Pai.

Desde a alvorada de Páscoa, o grande valor da esperança deve ser muito cultivado. Uma nova primavera de esperança invade o mundo, pois Jesus ressuscitou! Não só para que a Sua memória permaneça viva em nossos corações, mas para que Ele mesmo viva em nós, renove a nossa vida e nos potencialize para sermos melhores; para superarmos todos os sinais de morte que nos atingem, porque somos filhos da grande Vitória Pascal, a esperança resplandece em nossas faces. Como nos diz Papa emérito Bento XVI: “É a esperança ativa, que nos faz lutar para que as coisas não caminhem para um fim perverso”.

Nesta Páscoa valorizemos, também, a reflexão e meditação, principalmente sobre a Ressurreição e a Paixão do Senhor. Diz o apóstolo Paulo que “se Cristo não ressuscitou, vã é a nossa pregação e a nossa fé” (I Cor 15,14). Toda a nossa fé parte do grande marco da Ressurreição. Em Cristo todos nós ressuscitaremos. A Paixão do Senhor, Seu Sangue derramado por amor a cada um de nós, deve tocar profundamente nossos corações, neste tempo tão especial.

Leia também:
.:10 motivos para não perder a esperança
.:Como posso ter esperança de que o futuro será melhor?
.:O que viver na Páscoa?

Ainda neste tempo, que a fé e a oração sejam constantes por um mundo mais justo e solidário, por ações nobres, sonhos e lutas; por cristãos mais renovados e fiéis. Que se encha nosso olhar de luz, como os dos discípulos e discípulas que viram o sepulcro vazio e o Filho de Deus ressuscitado.

banner espiritualidade