Cidadãos do céu

A identidade do Filho de Deus

Deus sempre renova nossa experiência com Ele, fazendo o novo acontecer, fazendo florescer um tempo de graça na nossa história, no nosso dia a dia, em nossa identidade de Filho de Deus.

Caminho sempre numa Palavra da Bíblia: “Quem está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho, tudo se fez novo” (2Cor 5,17).

Com o sacramento do batismo, você adquiriu a identidade de filho de Deus

Em Deus não há monotonia, n’Ele nada se repete, tudo se renova. E, quando estamos em Cristo, essa renovação acontece com uma força e um poder transformador.

Tenho 35 anos de conversão e de vida com Deus, e a cada manhã tudo se renova na minha vida.

Foto Ilustrativa: Juergen Bauer Pictures by Getty Images / cancaonova.com

Jesus assume, com todo o coração e alma, a missão d’Ele, sem medo de se expor e sem medo de morrer pelo que veio anunciar. Ele sempre assumiu a Sua identidade de Filho de Deus! Foi rejeitado pelos de Sua raça, da Sua estirpe, o povo a quem Ele foi enviado. Jesus foi perseguido e ameaçado, porém, não desistiu, foi até o fim, sendo condenado à morte, sendo flagelado, derramando Seu Sangue pelos nossos pecados. Ele não desistiu. Morreu e foi justificado pela Ressurreição, sempre assumindo a identidade d’Ele.

Muitas vezes, não temos a coragem de assumir a nossa identidade, de forma que nem sempre damos testemunho dela [identidade], pois queremos ser iguais a todo mundo.

Poder transformador

No entanto, nós nos esquecemos de que Aquele “a quem temos de imitar” não se fez igual aos demais; pelo contrário, viveu de maneira diferente, fez a diferença e incomodou.

Hoje é o dia de nos perguntarmos: eu tenho incomodado com a minha vivência do Cristianismo? Eu tenho sido autêntico? Tenho dado testemunho da minha fé?

Leia mais:
.: Reflita: as diferentes face do amor de Deus
.: Existe uma forma de curar a soberba e o orgulho?
.: Os cinco segredos para ser um cristão como Maria

Opção radical por Deus

A vivência da Sua identidade levou Jesus à cruz. Talvez, também tenhamos de passar pela cruz por fazermos a opção radical por Deus. Mas precisamos dizer sem medo: isso é o que Ele quer de nós, que sejamos autênticos, diferentes, separados e santos.

Preciso ainda dizer: as pessoas com quem convivemos esperam também que sejamos diferentes e que tenhamos posições diferentes no dia a dia. São Paulo revela que até mesmo toda a criação espera que nos manifestemos: “De fato, toda a criação espera ansiosamente a revelação dos filhos de Deus” (Rm 8,19).

Você já reparou no seu documento de identidade? O que ele contém? Ele traz seu nome completo, sua filiação (nome do pai e da mãe), a data do seu nascimento, o número do registro de seu nascimento, a cidade onde você nasceu, a data da expedição da carteira, a sua foto, sua digital e o número do registro geral e sua assinatura.

Como será a nossa identidade de cristãos? No céu, o nosso nome está completo também, assim como o nome daqueles que lhe deram a vida, aqui na Terra, estão registrados lá.

A filiação evidenciada no céu é a de que você é filho de Deus. Há a data do seu nascimento e, no lugar da data da expedição da carteira, há a data do seu batismo, pois, por meio desse sacramento, você adquiriu a identidade de filho de Deus.

O céu o conhece muito bem, por isso não precisa de foto nem assinatura, pois a “assinatura” são as opções que você faz.

O Sangue de Jesus lhe dá a garantia do seu nome registrado no céu.

A garantia do Sangue de Jesus

O desafio é demonstrarmos aqui, nesta terra, nossa identidade de filhos de Deus, de cidadãos do céu, pois, no lugar da cidade onde nós nascemos, está escrito que, você e eu, somos cidadãos do céu. Mostre para todos a sua identidade.

Eis o desafio de hoje: seguir os passos de Jesus e não negar a identidade de cristão, de filho de Deus.

Isso implica testemunho de vida e luta constante pela santidade.

Estamos juntos nesta!
Conte comigo!
Deus abençoe!

 


Padre Roger Luis da Silva

Roger Luis da Silva é membro da Comunidade Canção Nova, sacerdote encarregado dos Clérigos no Conselho Geral da Comunidade. Autor de vários livros pela editora Canção Nova e pregador.