DIETA E EXERCÍCIO FÍSICO

Como alinhar uma boa dieta com atividade física

Na hora de ter hábitos saudáveis, procure um bom nutricionista e um educador físico

Para bons resultados é muito importante uma boa dieta e exercício físico. Para que isso aconteça, é importante procurar o profissional de cada área como nutricionista e educador físico, os quais estejam habilitados no conselho de sua classe.

Muitos pensam que fazer dieta é parar de comer quando quer perder peso e comer muito quando quer ganhar peso. Não é assim que funciona. A nutricionista vai balancear a refeição de acordo com o sexo, a idade e a atividade desempenhada, diariamente, pela pessoa, fazendo o cálculo calórico para passar a quantidade ideal que se deve comer por dia. As loucuras de deixar de fazer alguma refeição ou tirar o carboidrato da alimentação é coisa de desesperado. Isso acarretará déficit de vitaminas e minerais entre outras coisas.

Como alinhar uma boa dieta com atividade físicaFoto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Alimentação X Exercício Físico

Assim como acontece com a alimentação, o exercício físico é idêntico. O educador físico habilitado vai prescrever o exercício de acordo com o resultado que a pessoa quer atingir, seja perda de peso ou ganho de massa muscular por meio de uma anamnese (avaliação médica), sabendo seu peso, idade, altura, biotipo, se tem alguma patologia (cardíaco, diabético etc), para fazer a prescrição dos exercícios físicos.

A união da dieta com o exercício físico ideal levará a pessoa ao seu objetivo com muito mais eficiência. Muitas pessoas baseiam-se em revistas e depoimentos de alguma celebridade, querendo ter o mesmo resultado; além do mais, quer fazer a mesma dieta e os mesmos exercícios com as mesmas intensidades. Esse é um grande erro e pode ser um grande perigo para a saúde do indivíduo, pois a quantidade que cada pessoa ingere é diferente uma da outra. Cada uma tem sua porção certa de gordura, de carboidrato, proteínas e vitaminas que, se ingerida em excesso, tem uma consequência; no entanto, se a ingestão for menor que o necessário, haverá outra consequência.

Leia mais:
.: Entenda a diferença entre exercício físico e atividade física
.: A importância da atividade física para o idoso
.: Boa alimentação, o segredo para uma vida saudável
.: Os valores que fui perdendo ao tentar emagrecer

Fica a dica

Essa aliança de uma boa alimentação com atividade física levará o indivíduo a ter uma maior performance nos resultados, muito diferente daqueles que não têm acompanhamento correto.

Isso é válido para qualquer tipo de pessoa e para qualquer intensidade de atividade. Não são apenas os atletas que precisam desse balanceamento, mas todas as pessoas, até mesmo aquelas que não praticam atividade física.

Para uma boa qualidade de vida, é preciso de uma boa qualidade na alimentação e atividades físicas diárias, para que o corpo seja prevenido de diversas doenças e tenha um bom fortalecimento muscular.

Viver bem é ter uma vida saudável.

Thiago Moreira
Missionário da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.