Feminilidade

Uma mulher virtuosa é feita de esforços

Uma mulher virtuosa não anuncia seus bons atos nem faz propaganda de si mesma

Eis uma descoberta extremamente valorizada na Palavra de Deus e que me fez pensar muitas e muitas vezes: ser uma mulher virtuosa. É mesmo instigante ler a experiência de vitória de um homem quando encontra para si esse “troféu”, pois, segundo a Bíblia, a virtude parece mesmo uma raridade.

Uma mulher virtuosa é feita de esforços- 940x500

Mas o que realmente tem essa mulher? E quem ela é? O que ela carrega em si de tão especial para ser objeto de oração e interesse há tantos anos?

Ela é aquela mulher cheia de admiráveis virtudes e as põe em prática a serviço de Deus sem melindres nem expectativas de reconhecimento. Uma habilidade colocada a serviço com sinceridade de coração provoca um fortalecimento interior muito grande na mulher e faz com que, aos poucos, ela amadureça mais e mais, e perceba que sua fidelidade não pode nem deve ser movida por reconhecimentos externos. Sua maior virtude será provada e construída internamente, pois fidelidade real é quase sempre discreta e silenciosa. Uma mulher virtuosa não anuncia seus atos bons nem faz propaganda de si mesma. A segurança feminina, muitas vezes, é silenciosa ao extremo.

Toda pessoa é virtuosa, mas olhando especialmente para a mulher, ela tem uma característica ímpar e notável: é uma pessoa que se esforça muito. Sim, virtude é consequência de esforço e decisão humana. Devemos ter muito claro em nosso interior que há uma grande diferença entre as virtudes e os dons. Quando penso em um dom, preciso compreender que é uma dádiva, um presente recebido de Deus sem qualquer merecimento. Ele nos deu um dom por nos amar, por acreditar em nós, simplesmente por misericórdia pura e nada mais. Diferente da virtude, que precisa do nosso esforço e da nossa decisão diária para se desenvolver e crescer cada vez mais.

Uma mulher virtuosa faz o exercício diário de esforçar-se para dar o melhor de si sem reservas. É admirável observar uma mulher de esforços diários e constantes; ela sim é virtuosa, ainda que ninguém a perceba, pois a invisibilidade é o melhor perfume para uma mulher de virtudes.

Leia mais:
::Será que sou uma pessoa que tem virtudes?
::Nove virtudes da mulher que agrada o coração de Deus
::Qual a maior virtude do ser humano?
::As sete virtudes de uma mulher de Deus

Percebo que, às vezes, pedimos a Deus que nos livre dos esforços humanos femininos, que a vida nos seja mais “fácil”. No caminho de conquista das grandes virtudes para a nossa alma teimosa e desobediente, o esforço tem um papel imprescindível: disciplinar a alma! Ensiná-la a olhar sempre para o sentido final, em cada detalhe do caminho, sem perder de vista o grande sentido da vida: amar a Deus sobre todas as coisas! Rezamos tanto pedindo que o Senhor nos alivie os ombros, mas, no fim, percebemos que aguentar o que a vida nos propõe é o melhor exercício de virtude que podemos ter; e que vivendo o hoje, com tudo o que ele nos traz de bom e de ruim, seremos transformadas por Deus e cada vez mais cheias de virtudes. É bom sempre lembrar que quem vive seu caminho reclamando precisa começar de novo, pois, provavelmente, está fazendo tudo errado. O caminho de esforço, com um sentido nobre de amor, provoca gratidão e não murmuração. E agradecer é um exercício de virtude!

Se tudo concorre para o nosso bem, para uma mulher virtuosa toda permissão de Deus é uma possibilidade de melhora, de ajuste do centro de nossa vida; e o centro da vida de uma mulher virtuosa é Deus. No entanto, para muitas outras o centro de suas vidas é falar da vida dos outros, reclamar do marido, do trabalho, reclamar, reclamar e reclamar. Também a Bíblia nos ensina que não há nada mais desagradável do que ser obrigado a conviver com uma mulher que murmura e destila insatisfação.

Eis o nosso desafio: lutar para que sejamos mulheres admiráveis por nossas virtudes secretas. Que o centro da nossa vida seja mesmo o nosso amor a Deus. Amar é tomar uma decisão estável, madura e exigente, e isso implica esforço.

O mais bonito não é o que essa mulher conquista, mas quem ela vai se tornando ao longo de seu caminho. Que esse caminho das virtudes seja sem volta, que seja o caminhos dos esforços e do amor.

Assista ao vídeo: Uma mulher virtuosa é feita de esforços

::Acompanhe a série “Coração de Mulher”

Sabia que você pode ajudar o canal de formação na produção de conteúdo? Deixe nos comentários algum assunto sobre o qual você tenha dúvidas. Nossa equipe vai analisar e, quem sabe, sua dúvida pode se tornar um artigo.


Ziza Fernandes

Ziza é cantora, compositora, musicoterapeuta, professora e mosaicista. Estudou piano por 12 anos no Conservatório Santa Cecília, Maringá – PR, aperfeiçoando-se com o professor Paulo Giovanini, na Universidade Estadual de Maringá.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.